6 de out. de 2008

Concorrente pro iPhone? - Nokia Tube é smartphone do barulho

O Nokia Tube virou realidade e ganhou um nome oficial: Nokia 5800 Xpress music. Como a fabricante já havia antecipado, o celular tem sim uma tela sensível ao toque, mas seu principal apelo é sonoro. A Nokia diz que o aparelho é um centro de mídia portátil

O smartphone tem 8 GB de memória flash e, diz a Nokia, os auto falantes mais poderosos do mercado de celulares.

Os finlandeses investiram seus melhores engenheiros para deixar o Xpress o mais musical possível. Na tela sensível, é possível acessar um equalizador para ajustar o som e acessar dois atalhos de mídia: o Media Bar e o Contacts Bar.

Ao tocar no ícone do Media Bar, o usuário vai direto para sua biblioteca de vídeos, fotos e músicas. No Contacts Bar, vê quais de seus amigos está online e pode compartilhar mensagens e arquivos com ele com um único toque.

O Contact Bar, aliás, armazena todo histórico de mensagens, ligações, e-mails, posts em blogs e arquivos trocados com seus contatos. A Nokia chamou o recurso de RSS social, pois permite a cada usuário definir uma lista de arquivos favoritos (músicas, fotos, etc.) e deixá-la visível para seus amigos cadastrados no Contact Bar.

O esforço maior da Nokia não está no hardware, mas num acordo ousado com gravadoras que libera todas as músicas da Nokia Music Store para download via celular. De graça. Durante um ano, o comprador de um Xpress pode baixar o que quiser na loja da Nokia, copiar a música para seu PC e compartilhá-la por Bluetooth com outros usuários do Xpress.

Numa cutucada na Apple (que limita o uso do Bluetooth do iPhone), a Nokia reforçou que seus usuários poderão compartilhar arquivos à vontade, por Bluetooth ou MMS. O smartphone exibe também uma câmera de 3.2 megapixel com lentes Carl Zeiss.

A Nokia lembrou que o Xpress navega na web e suporta arquivos em Flash. “Isto permite navegar na internet e não apenas em pedaços dela”, disse a fabricante, em nova estocada no iPhone, que não suporta aplicações em Flash.

O telefone navega em Wi-Fi e redes 3G.

As vendas começam este mês no Reino Unido e o Xpress vai custar o equivalente a US$ 395, sem subsídios. A expectativa da Nokia é que o smartphone seja oferecido de graça aos consumidores, em troca de planos que fidelizem o usuário com as operadoras que os venderem.

A Nokia afirma que trará o smartphone para o Brasil, mas diz que não pode ainda assegurar em que data ele chegará ao mercado nacional.

Fonte: Info

0 comentários: