22 de out. de 2008

Google divulga código-fonte do Android

O Google divulgou, nesta terça-feira (21/10), o código-fonte do sistema operacional para celulares Android.

“Uma plataforma móvel open source, que sempre é melhorada pela comunidade, acelera a inovação, é um mecanismo de oportunidade econômica e melhora a experiência dos usuários”, escreveu o diretor sênior de plataformas móveis do Google, Andy Rubin, em declaração oficial.

> Veja 15 aplicativos para o Android

A LiMo Foundation, que publica especificações para o middleware de dispositivos móveis com Linux, contudo, disse que o modelo do Google é aberto demais.

“Há uma discussão que questiona se o movimento do Google a esta abertura é sustentável e bom para a indústria”, critica o diretor de marketing global da LiMo, Andrew Shikiar.

O Android é lançado sob a licença Apache, que não exige que os desenvolvedores compartilhem as mudanças no código com a comunidade. O Google defende que usar esta licença permite que os fabricantes que inovarem na plataforma mantenham as inovações proprietárias para diferenciar suas ofertas.

Os desenvolvedores interessados podem fazer o download do código pelo site Android Open Source Project. Na página, ainda há links que direcionam os usuários para uma lista de projetos e papéis que as pessoas podem ter neles, além de como contribuir com o sistema.

O primeiro celular com o sistema operacional é o G1, da T-Mobile, que começa a ser vendido nos Estados Unidos na quarta-feira (22/10).

Fonte: IDGNow

0 comentários: