8 de out. de 2008

.Net agora roda em qualquer plataforma - Lançado o Mono 2.0

O projeto open-source Mono, que permite executar aplicativos baseados em .Net nas plataformas Linux, Mac OS X e Unix, lançou nesta segunda-feira a sua versão 2.0.

Segundo Miguel de Icaza, vice presidente de plataformas de desenvolvimento na Novell, mantenedor do projeto Mono e também criador do GNOME, "Aplicativos existentes para Windows também poderão ser executados no Linux ou MacOS. Pessoas diferentes possuem diferentes razões para fazer isso."

Porém nem tudo é perfeito: Miguel estimou que 45% dos aplicativos irão executar sobre o Mono 2.0 sem modificações, 18% necessitarão de algumas semanas de ajustes e 20% necessitarão de três a seis meses de trabalho, dependendo do quão integrado ao Windows o aplicativo está.

Por alguma razão, lembrei-me do Kylix. O Kylix foi um "Delphi para Linux", onde você importava o seu projeto do Delphi, fazia alguns pequenos ajustes, compilava e executava no Linux. O problema são estes "pequenos" ajustes que devem ser feitos. Muitas vezes são mais complexos do que parecem, ou deixam pequenas imperfeições visíveis na interface, quando executada no Linux. Esses probleminhas assustaram tanto usuários quanto desenvolvedores e hoje a plataforma Kylix, junto com a Borland, está falida. Sinceramente espero que não ocorra o mesmo quando for portar um programa .Net do Windows para o Linux. Alias, se quero um programa para Windows, Mac OS e Linux, uso Java ou Python...

Ah sim, o Mono tem o código-fonte aberto, parte sobre a LGPL e parte sobre MIT X11 license.

0 comentários: