13 de nov. de 2008

Internet via rede eletrica? Sim, em 2009!

A gente já tinha ouvido falar bastante sobre essa tecnologia fantástica que permite conexão à Internet diretamente da tomada. Chama-se BPL (Broadband Powerline). Agora, todo o lance já está pronto pra ser lançado para o consumidor final, provavelmente no primeiro trimestre de 2009. A estrutura é da AES Eletropaulo Telecom, mas quem vai oferecer o serviço são as operadoras de sempre e tal. O lance mais louco é que não é tão complicado assim fazer o sistema para funcionar.

E como se faz para transformar eletricidade em banda? Nada, isso é impossível. Na verdade, o sinal de rede passa pelo cobre da fiação elétrica, e não pela eletricidade. Primeiro, é necessário que já existam cabos de fibra ótica com rede por perto. Aí se usa um aparelho específico que decodifica a informação para que ela possa ser jogada em fios de cobre.

Esse aparelho pode ficar tanto nos postes, pertinho dos cabos de fibra ótica, quanto dentro de um prédio, por exemplo. Depois disso, todas as tomadas do lugar terão conexão à rede. Para começar a navegar, é só ligar um modem na tomada e pronto. Sua própria conexão de Internet pela tomada, sem ter que passar fios novos por lugar nenhum. O legal é que se esse primeiro conversor (o do poste ou do prédio) ficar ligado em uma tomada de emergência, mesmo se rolar um apagão você ainda consegue ficar online.

Qual é a vantagem disso, no final das contas? É sensacional para lugares onde ainda não há cabos de rede instalados. Seria mais prático e rápido ter que fazer instalações somente do lado de fora das residências, deixando depois o sinal correr pela rede de baixa tensão até as tomadas das casas. Por isso mesmo, não é necessário furar nada, nem passar nenhum fio novo em lugar algum. É mais prático ligar um modem diretamente na tomada, sem dúvida.

Outra coisa bacana é que a velocidade de upload/download é a mesma, diferente do ADSL. E atinge velocidades tão grandes quanto cabo/ADSL. A Anatel já aprovou os aparelhos internos (o conversor para prédios e o modem que fica ligado na tomada), mas ainda falta aprovar o conversor de postes. Mas para nós, usuários finais, é maravilhoso que role mais um jeito de oferta de Internet.

Assim, as operadoras têm que ficar mais espertas. Sempre que um novo player aparece no mercado, o preço do serviço cai. E aparecem várias promoções para deixar o consumidor mais feliz. De qualquer jeito, novidades são sempre bem-vindas.

Fonte: Terra Tecnologia

0 comentários: