24 de mar. de 2009

PHP nativo no windows?

Pois é, parece que a M$ está mudando mesmo com essa nova direção, ou é o PHP que está mudando?

A Microsoft confirmou no Mix 2009 que o Windows Azure, o servidor para aplicações na nuvem foi atualizado e agora há suporte nativo à linguagem de programação PHP. Isso é feito através do FastCGI que também poderá ser usado para outras linguagens e tecnologias. Isso significa que aplicativos rodando no Azure poderão ter serviços rodando em PHP, VB.Net, C#, IronPython, IronRuby e qualquer outra linguagem que funcione com FastCGI.

Em princípio, você pode pensar: mas que bagunça, isso nunca vai funcionar. Mas isso vai de encontro com os objetivos de transformar programas de computador em pequenos serviços, bem granulares e objetivos. Um aplicativo será nada mais que um agregado deles, gerenciado pelo núcleo principal do programa. Não é preciso jogar todas aquelas bibliotecas escritas em PHP fora e que fazem bem o serviço. Um exemplo de aplicação híbrida, que usa Asp.Net e PHP pode ser vista aqui.

Então, fica a dica: faça o download do Software Development Kit (SDK) do Azure, crie uma conta e comece a brincar e testar a tecnologia. O MSDN já está abastecido com aplicativos de exemplo, tutoriais e documentação suficiente para você se preparar para o futuro próximo.

Se você não sabe nem por onde começar, sugiro ler esse artigo. Ele explica os conceitos do que é um serviço e a arquitetura por trás de software + serviços. Boa leitura!

Fonte: Meio Bit

0 comentários: