Assine RSS

RSS Feed (xml)

17 de jun de 2010

BIOS de Placa mãe em breve não existirá

Em uma entrevista para THINQ, um porta-voz da companhia MSI, que optou por não ter seu nome divulgado, divulgou que a tão conhecida BIOS está com seus dias contados e que seu sucessor (UEFI) estará entrando no mercado ainda este ano, com expectativa de 3 anos para a total adoção.

De acordo com ele, os primeiros produtos UEFI serão baseados na arquitetura “Sandy Bridge” da Intel. A companhia diz que espera introduzir estes novos modelos entre o final deste ano e o começo de 2011. “Nós não consideramos o UEFI um produto “premium” e caro, mas sim como algo que todos precisam ter!”, diz o porta-voz.

UEFI (universal extensible firmware interface) é uma continuação do projeto EFI da Intel, que foi desenvolvido com o intuito de substituir a BIOS por uma interface amigável e ao mesmo tempo, solucionar problemas conhecidos.

Os primeiros protótipos com esta tecnologia foram lançados em 2008, quando a MSI introduziu o “Click BIOS” em algumas placas baseadas no chipset P45 da Intel. No entanto, a mudança para UEFI está agora se tornando algo muito importante (e necessário), devido aos problemas conhecidos que estão relacionados ao armazenamento.

No último mês, a Seagate revelou para a THINQ que um sistema baseado no UEFI é um requisito essencial para que o PC possa dar boot com drives maiores que 2TB.

Mais informações aqui.
Fonte InfoManiaco

0 comentários: