27 de set. de 2011

Nerds resolvem, jogando, problema científico ligado a AIDS. Eles demoraram 3 semanas. A ciência tentava há 15. ANOS.

Sem entrar em detalhes tecnicos e científicos, a brincadeira é simples: você tem de tentar decodificar proteínas, criando “modelos” de enzima que se encaixem e façam todo o trabalho que um dia você aprendeu na aula de biologia. Assim, quanto mais próximos do ideal, mais pontos você ganha e por aí vai.



Nessa brincadeira, um grupo de jogadores conseguiu, em três semanas, decodificar uma proteína do vírus da AIDS e o resultado vai ser publicado numa revista científica. Essa proteína aparece no vírus da AIDS de Macacos, apenas, mas é muito importante na hora de multiplicar o vírus. É um pequeno passo pra eles, mas um grande pra humanidadeyadda-yadda-yadda.



Agora o próximo passo seria criar remédios que, com o modelo mais correto, poderia ajudar a parar a multiplicação do vírus em quem já está infectado e enfim. Pra resumir: É IMPORTANTE PRA CARALHO o que os caras fizeram.



O mais legal? Nenhum dos jogadores tinham qualquer experiência em bioquímica. Ou tem. Eles simplesmente olharam para a essa história como um jogo, querendo pontos e voilá: em 10 dias eles encontraram a resposta. Em outros 4 eles criaram a estrutura. Pra ler mais sobre essa história, click aqui.


Fonte Judão

0 comentários: