23 de set. de 2008

Virtualização no seu desktop - VMWare e MobaLiveCD - Vários sistemas operacionais no mesmo computador!

Papo do momentos nas principais salas de TI do mundo, onde você pode trabalhar com diversas máquinas numa única.
Além de várias máquinas tambem vários sistemas operacionais.

Duas ferramentas que permitem fazer isso:

MobaLiveCD


Nesse programa basta ter uma imagem ISO e rodar pelo programa.
Donwload grátis: MobaLiveCD
Permite apenas uma instancia de outro sistema operacional e não trabalha com todos os recursos disponiveis do sistema. Mas vale para quem quer entender o que é "virtualização"



VMWare


Programa que possui o maior nome em relação a virtualização de computadores atualmente. Download grátis: WMWare
Trabalha com todos os recursos do sistema e tem administração por meio de página web dos recursos como por exemplo memoria, HD e processador consumido por cada sistema.
Para servidores a VMWare possui um versão para servidores o ESX.

O ESX é um aplicativo Windows ou Linux que roda num servidor de uma forma indepente.
é bem interessante e a imagem a seguir resume bem seu funcionamento:



Como o VMware ESX Server funciona?


O ESX Server é instalado diretamente no hardware de servidor, ou em « bare metal » , e insere uma robusta camada de virtualização entre o hardware e o sistema operacional. O ESX Server particiona um servidor físico em várias máquinas virtuais seguras e portáteis que podem ser executadas lado a lado no mesmo servidor físico. Cada máquina virtual representa um sistema completo – com processadores, memória, elementos de rede, sistemas de armazenamento e BIOS – de modo que os sistemas operacionais e aplicativos Windows, Linux, Solaris e NetWare possam ser executados nos ambientes virtualizados sem qualquer modificação. Compartilhar os recursos do servidor físico entre várias máquinas virtuais aumenta a utilização do hardware e reduz radicalmente os custos de capital. A arquitetura « bare metal » dá ao ESX Server total controle sobre os recursos de servidor reservados a cada máquina virtual, proporcionando uma velocidade quase idêntica à original e escalabilidade de grande porte.

As máquinas virtuais contam com recursos internos de alta disponibilidade gerenciamento de recursos e segurança que proporcionam melhores níveis de serviço para os aplicativos do que os ambientes físicos estáticos.


Fontes: Ovelho.com, Info e VMWare

0 comentários: