1 de out. de 2008

Fontstruct - Crie suas próprias fontes (letras) nesse site.

Apesar de, com os desenvolvimentos na área de editoração eletrônica e ilustração digital a partir dos anos 80, a informática ter sido uma das responsáveis pela democratização da atividade de design, fazendo com que qualquer "zé-ruela" pilotando um Coreldró possa se intitular designer, há algumas áreas dentro da atividade que ainda não tiveram tanta invasão leiga quanto outras. Ainda.

A tipografia é um exemplo. Desenhar um set de fontes minimamente decente (256 caracteres) já requer um trabalho do capeta, imagine um set com ligaturas, caracteres alternativos e suporte a vários idiomas? Até mesmo entre os designers, devido ao volume de trabalho envolvido, desenhar tipos não é uma atividade muito popular, de modo que dá para contar nos dedos de uma mão os designers brasileiros atuantes nesta área atualmente.

Porém, mais uma vez a tecnologia apareceu para encurtar as distâncias entre leigos e o design. Surgiu então o FontStruct, um projeto da Font Shop, a typefoundrie de Eric Spiekermann, um dos grandes nomes do design tipográfico.

Lançado em março deste ano, o FontStruct é um webapp em Flash gratuito onde o usuário pode construir fontes modulares a partir de uma série de o que eles chamam de "tijolos" (bricks), mas que eu prefiro chamar de "módulos". Sabendo combinar estes módulos, é possível fazer fontes dignas de nota, como se estivesse operando um software profissional de tipografia como o FontLab, e que custa algumas centenas de dólares. É possível também desenvolver caracteres para uma série de idiomas que utilizam alfabetos diferentes do romano (que é o que nós utilizamos), como por exemplo o alfabeto cirílico, hiragana e grego.

Depois de desenvolvida a fonte, você pode torná-la pública (ou não) e fazer o download no formato TTF além, é claro, de torná-la disponível para outras pessoas baixarem. Aliás, este é o único porém: toda fonte desenvolvida através do FontStruct deve ser licenciada sob a Creative Commons, mas até onde eu sei, nada impede que você a submeta num site de downloads como o MyFonts para comercializá-la.

Outro grande feature do serviço são as Top Picks, fontes selecionadas pelo pessoal do FontStruct como fontes destaque. Se pensar que eles são bambambans na área, caso uma fonte sua esteja no Top Picks, você pode inflar seu ego infinitamente, como foi o meu caso: minha fonte Retícula está entre os destaques!

O FontStruct pode não servir para o desenvolvimento de fontes mais complexas, com glifos mais elaborados, mas pode ser tranqüilamente aplicável nos projetos de fontes modulares, sem perder em nada para os softwares profissionais. Além disso, problemas incrívelmente chatos de se resolver numa fonte "comum", tais como kerning, entrelinha, métrica, e outros tecnicismos que afastam os designers de estômago fraco, são praticamente inexistentes no FontStruct.

Site: http://fontstruct.fontshop.com


Fonte: MeioBit

0 comentários: