8 de out. de 2008

Pesquisadores desenvolvem rede sem fio com velocidade de fibra óptica

Até hoje, não existe nenhuma tecnologia de transmissão de dados sem fio que tenha velocidade que alcance dezenas de gbps (gigabits por segundo), como é possível alcançar com a fibra óptica.

Mas o primeiro passo para que isso mude já foi tomado. Engenheiros de Battelle, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento dos EUA que explora tecnologias emergentes, estão criando um meio de enviar dados pelo ar usando uma tecnologia chamada de “ondas milimétricas”.

> Como conseguir o máximo de velocidade de sua rede sem fio

Em um teste realizado no começo deste ano, um sistema protótipo ponto-a-ponto consegui uma velocidade de transferência de dados de 10,6 gbps entre duas antenas que estavam separadas por uma distância de 800 metros.

Mais recentemente, pesquisadores demonstraram em laboratório um sinal de 20 gbps.

Esse tipo de rede permitirá exibir vídeos de alta definição por streaming (como no YouTube) do computador para a TV, sem que seja necessário comprimir os arquivos, disse o pesquisador sênior da Battelle Richard Ridgway ao Technology Review.

Enquanto redes Wi-Fi e celular operam em frequências entre 2,4 e 5 gigahertz, a tecnologia de ondas milimétricas explora uma região entre 60 e 100 gigahertz.

A explicação técnica é que essas ondas podem carregar mais dados porque elas oscilam mais rapidamente.

Para saber mais, clique aqui (em inglês).

Fonte: MeioBit

0 comentários: