28 de nov. de 2008

Caneca para beber no espaço

No futuro, turistas do espaço poderão até beber sua própria urina reciclada, mas com classe, graças a um objeto criado nesta semana. Pois não é nada engraçado ficar correndo atras da sua bebida dentro da nave, por isso eu uso canudinho nas minhas viagens. :)

O dedicado astronauta Don Petit, que se auto denomina “funileiro ambulante”, inventou uma caneca para quem não conta com a ajuda da gravidade.

Ela derrama o líquido pelas laterais de um plástico dobrado, eliminando a necessidade do uso de um canudo.

Já que os líquidos normalmente formam bolhas esféricas em um ambiente sem o efeito da gravidade, os astronautas costumam ingerir bebidas colocando-as dentro de recipientes fechados e usando canudos.

Petit, um fanático por café, não gostava de apenas bebericar seu líquido favorito, por isso criou a caneca a partir de uma folha de plástico transparente, dobrando-a até que ficasse do mesmo formato da asa de um avião.

“O ângulo mais estreito levará o café para cima”, Petit explicou em um vídeo exibido no Centro de Controle de Missões da NASA e posteriormente transmitido pela TV da NASA.

Na quinta-feira (26/11), Petit fez outra caneca para seu colega Stephen Bowen e propôs um brinde ao dia de Ação de Graças, à exploração do espaço e “só porque estamos no espaço e podemos fazer isso.”

Fonte: Info

0 comentários: