5 de nov. de 2008

Carro 100% brasileiro.

A meninada que curte off-road já deve conhecer esses caras há um tempinho. Mas a maioria dos mortais que anda por aí em carros com motor 1.0 pelo trânsito da cidade (como eu), não devem conhecer essa fábrica de carros, 100% brazuca, chamada TAC ( Tecnologia Automotiva Catarinense). A sede fica egurgelm Joinville e eles fazem um jipe aparentemente bala chamado “Stark”. Ah, a Troller foi vendida para a Ford, então não entra no ranking 100% verde e amarelo.
O sucesso desses caras pode ser medido pela rapidez com que eles venderam todo seu estoque de jipes no Salão do Automóvel, aqui em SP. Ainda tem mais cinco dias de exposição e tudo foi vendido na primeira semana. E o design do carro é moderno, estiloso para um off-road, o que ajuda a exorcizar a imagem de carro brasileiro gurgeliniano.

O que chama atenção na parte tecnológica do bicho, em primeiro lugar, é a suspensão independente. Tipo, o eixo não é reto, então as rodas podem ficar em contato com a terra mesmo em alturas diferentes. Outra coisa bala é a carroceria do carro, que é feita de um composto de fibra de carbono que não deixa sobras, por ser completamente reciclável. Mãe natureza agradece, mesmo com um motor de 2.3l a diesel, que conta com o certificado Euro III de controle de poluentes (mas não pode ser comparado com um motor menos possante, lógico). Os pára-lamas e pára-choques do Stark são de um plástico flexível, então na maioria das vezes eles voltam à forma antiga depois de uma batida. 

Bom, tudo isso é realmente bacana se você curte andar em estradas zoadas nesse Brasilzão de meu Deus. Nada contra jipeiros e off-roads, mas esses  carros enormes zoam ainda mais o trânsito da cidade, além de gastar uma grana de combustível e soltarem um monte de CO2. Para a cidade, descole um carro pequeno. E não se esqueça de dar passagem para velhinhos, parar antes da faixa de pedestres e sorrir para as crianças. O mundo vai ficar mais alegre e feliz assim.

Fonte: Gizmodo Brasil

0 comentários: