10 de jul. de 2009

O Primeiro processador quântico foi criado

Um pequeno grupo de cientísticas da Universidade de Yale conseguiu criar finalmente o primeiro processador quântico em estado sólido. Eles usaram o chip para rodar algorítimos básicos, mostrando ao mundo pela primeira vez o processamento quântico.

Segundo o pesquisador Robert Schoelkopf:

O chip executa tarefas simples, já demonstradas com núcleos, átomos e fótons. A diferença é que o time conseguiu executar esses processos em um único dispositivo eletrônico, mais parecido com o processador que usamos hoje.


Os cientistas criaram dois qubits - bits quânticos - que funcionaram como dois átomos artificiais, ocupando dois estados de energia equivalentes aos valores 1 e 0 dos bits tradicionais, mas, a diferença é que um qubit pode valer 1 e 0 ao mesmo tempo, o que aumentaria - e muito - a velocidade e processamento e armazenamento de informação.

Bom, mas essa tecnologia tem muito o que evoluir ainda, antigamente os “processadores quânticos” duravam cerca de um nanossegundo. O grupo de Yale conseguiu aumentar isso para um microssegundo, o que já é suficiente para execução de alguns algorítimos.

Se você quer entender o que são processadores quânticos, veja essa verdadeira aula do Guia do Hardware.

Fonte: Kilobyte

0 comentários: