23 de set. de 2009

Quanta água e ar existem na Terra

O Danilo Ferreira me passou um link muito bacana que trata da criação de Adam Nieman, um simulação digital dos volumes de água e ar existentes no planeta. Infelizmente não consegui colher mais informações sobre o autor, pois enquanto escrevo o post, seu site está só com o índice, mas sem nenhuma informação adicional.

Abaixo temos a primeira representação do globo terrestre, em que vemos uma esfera azul que teria 1.390Km de diâmetro e um volume de 1,4 bilhões de quilômetros cúbicos, ela representa toda a água que existe na Terra, desde os oceanos até os lagos, passando pelas capas polares, rios, e água subterrânea. Para ter idéia do volume d’água que estamos falando em uma medida mais palpável, seria 14.000.000.000.000.000.000.000 litros d’água (1,4 x 21 zeros).

Já o circulo rosa na imagem representa toda a atmosfera terrestre, ela tem 1999Km de diâmetro e pra 5.140 TRILHÕES de toneladas, não foi dado no post onde o conteúdo foi encontrado, nenhum parâmetro para esta medição, apenas a informação de que como a atmosfera fica menos densa com a altura, metade de seu volume de ar encontra-se nos primeiros 5 km de altura.


Fonte: Cybervida

1 comentários:

Érica Corrêa disse...

Achei o post interessante, e também gostei das simulações digitais explicando, bem legais! pensar que tem tanta água né? mas também pensar que a maioria esta sendo poluída...que triste...sem aguá não há vida. É bom ter idéia do quanto tem, mas também é ótimo temos a certeza que temos que cuidar dessa riqueza porque se não as guerras entre as nações certamente serão em razão da água doce! Mais de 60 países estão em zona áridas e guerras ou ameaças de guerra pela obtenção de água já vem acontecendo. Israel tem seus olhos para as colinas de Golan e Gaza; os rios Jordão, Iamuk e Litani são assuntos de segurança nacional. O rio Indo já é motivo de disputa entre Índia e Paquistão; Índia e Bangladesh disputam o Ganges; o Tigre e o Eufrates são disputados pelo Iraque, Turquia e Síria; os EUA tomaram parte do rio Colorado do México para irrigar os desertos do Arizona e a Califórnia, também a Las Vegas que não chove há dezenas de anos; o próprio rio Paraná tem causado atrito entre Brasil e a Argentina; a construção de um curtume no Uruguai quase desencadeou um conflito com a Argentina. E tem tanta aguá né...