19 de jan. de 2010

Cordas? Para onde vamos não precisaremos de cordas


Cordas? Não. Um braço com casas? Não exatamente. A Misa Digital Guitar, um controlador MIDI de código aberto, traz as palhetadas para o século 21, deixando de lado as cordas de guitarra tradicional e trocando-as por botões e um touch screen futurístico.

Antes que os puristas, que amam suas guitarras de madeira e cordas, comecem a disparar barbaridades nos comentários, o criador da Misa quer deixar claro o seguinte: a guitarra digital foi feita para complementar a guitarra tradicional, não substituí-la.

Criada como ferramenta para fazer música eletrônica, a Misa faz barulho ao se pressionar uma das 144 notas/botões com a mão esquerda e tocando o controle no touch screen com a direita. Como um controlador MIDI, a Misa pode soar como qualquer instrumento que você por acaso tiver em seu computador.

O criador da Misa, Michael, explica:
Na música eletrônica, o timbre (ou cor) do som pode ser misturado e modificado de um número infinito de maneiras. Para a guitarra dar conta disso, a mão direita precisa ter mais controle do que simplesmente fazer as cordas soarem. Você precisa ter controle sobre elementos do som, como o sustain, pitch, timbre, ou qualquer parâmetro que os sintetizadores usem, como se não houvesse limitação física para isso.
Fonte Gizmodo

0 comentários: