9 de abr. de 2010

Site dá pistas de manipulação no Photoshop

Você identifica na imagem acima algum "desastre de Photoshop", algum braço faltando ou o mais discreto sinal de montagem? Com a ajuda do Image Error Level Analyser você consegue a imagem abaixo...



... e pode ter pistas de manipulação digital. Nesse caso, o traços mais brilhantes da segunda imagem indicam possíveis retoques na boca, nos olhos e em trechos da camisa da modelo.

O processo (conhecido como "error level analysis") é baseado na análise da qualidade de uma imagem no formato Jpeg. O site mostra a diferença no nível de qualidade dos trechos de uma imagem, e representa essa diferença usando o brilho. Se está brilhante, significa que foi editado recentemente (tem nível de qualidade diferente da imagem original). Se está mais escuro, provavelmente é um trecho que foi salvo diversas vezes sem alteração, e, portanto, já fazia parte da imagem original.

O resultado é mais eficaz, segundo os criadores, em imagens de alta qualidade (cerca de 95% na "escala Photoshop). Mas o processo não é infalível: se todos os trechos de uma imagem tiverem sido salvos o mesmo número de vezes, a análise não vai identificar grandes alterações. Para entender melhor a análise, e testar suas próprias fotos, basta visitar o site.

Fonte Uol tecnologia

0 comentários: