16 de jan. de 2014

Pattern recognition - um algoritimo capaz de identificar objetos muito efciente

Um algorítimo desenvolvido para reconhecer padrões identifica objetos, plantas e pessoas com até 100% de eficiência.
O algorítimo foi desenvolvido considerando a forma como se ensina a uma criança a distinguir objetos.
Onde você apresenta algumas imagens e a partir dela aprende sozinho.

Citação da Universidade Brigham Young (EUA):
Para ensinar crianças, em vez de tentar explicar a diferença entre objetos, você mostra imagens e elas aprendem por conta própria a distinguir entre eles. O reconhecimento de objetos [do engenheiro Dah-Jye] Lee faz a mesma coisa: em vez de dizer ao computador o que olhar para distinguir entre dois objetos, os pesquisadores só o alimentam com um conjunto de imagens, e ele aprende por conta própria.

Nos testes, o desenvolvedor alimentou o algorítimo com imagens de aviões, rostos, motos e carros, e teve eficiência de 100% no reconhecimento de objetos diferentes dos que foram mostrados inicialmente.

Outro teste foi identificar diferentes espécies de peixes e teve quase total eficiência.
Sendo assim, considera-se que seja um algorítimo melhor que os atualmente existem por ai, tanto pagos quanto acadêmicos.


Depois, o algoritmo recebeu uma tarefa mais difícil: identificar diferentes espécies de peixe. Neste caso, ele chegou a 99,4% de sucesso, o que também é ótimo. O estudo, publicado no periódico Pattern Recognition, mostra que o algoritmo tem um desempenho melhor do que os desenvolvidos por outras universidades e empresas privadas.
Fonte Gizmodo

0 comentários: