Assine RSS

RSS Feed (xml)

12 de ago de 2009

Fuji Finepix Real 3D W1: a primeira câmera 3D do mercado

O grande destaque da PhotoImageBrasil 2009 é, sem dúvida, a Fuji Finepix Real 3D W1, a primeira câmera digital do mundo capaz de tirar fotos em 3D. Sim, 3D, como nos filmes do cinema. O truque consiste em um sistema óptico duplo: são duas lentes, e dois sensores de 10 MP, que capturam ao mesmo tempo duas imagens diferentes, uma para cada olho do observador. Por isso a câmera é “grandona”, bem maior que a atual geração de modelos “slim”.



Na hora de exibir as fotos, as imagens são mostradas que forma que o cérebro as “combina” em uma só, criando a ilusão de profundidade. Para isso é necessário equipamento próprio: o efeito pode ser visto na própria tela da câmera, em um porta-retratos digital especial (também mostrado na feira) ou impressas em papel especial, coberto com uma espécie de “lente” plástica que mantém o efeito. Em qualquer modo, não são necessários óculos 3D. Nas fotos impressas o efeito não é tão dramático quando no porta-retratos, mas ainda assim surpreende.

Além das fotos, a W1 também faz filmes em 3D, além de filmes e fotos em 2D como qualquer câmera comum. Segundo a Fujifilm, ela chega ao Brasil no fim do ano, ainda sem preço definido para a câmera, porta-retratos ou revelação em papel 3D (que lá fora custa US$ 5 por foto). Infelizmente, é impossível reproduzir o efeito 3D em fotos como as abaixo.

A PhotoImageBrazil 2009 acontece entre 11 a 13 de Agosto das 14:00 às 21:00 no centro de exposições imigrantes, em São Paulo. A feira é voltada aos profissionais da indústria de imagem, e a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados, é proibida. Mais informações sobre a feira e o credenciamento estão disponíveis no site oficial.

Fonte: Ig Tecnologia

0 comentários: