17 de ago. de 2011

Pierre de Fermat – Google homenageia matemático francês

A tradicional logomarca do site de buscas Google foi substituída nesta quarta-feira (17) por uma ilustração conhecida como ‘doodle’ em homenagem ao matemático Pierre de Fermat. Ao passar o mouse por cima do desenho, a descrição da arte diz “eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas este doodle é muito pequeno para contê-la”. A escolha pela data volta ao dia de nascimento de Fermat, que nasceu em 1601.

A frase escolhida para dar significado ao doodle também faz uma referência ao estudioso francês. Uma das maiores contribuições de Fermat à matemática foi a proposição conhecida como Último Teorema de Fermat, o qual tem na sua introdução a mesma frase publicada com o doodle. Basicamente, a fórmula que traduz esse Último Teorema é representada como: xn + yn = zn. A partir disso, o matemático defende que não existe um conjunto de número inteiros positivos que satisfaça a equação para as variáveis quando o “n” for maior do que 2.

Além do Último Teorema, Fermat também desenvolveu a Teoria da Probabilidade. Nesse caso, o matemático francês trocou opiniões e reflexões por meio de cartas com Pascal. As discussões travadas entre os dois pesquisadores chegou a incentivar Pascal a usar a questão da probabilidade para chegar à crença em Deus.

Fermat faleceu na cidade de Castres, na França, no dia 12 de janeiro de 1665. Os doodles são uma maneira que o Google encontrou de tornar a pesquisa na internet uma atividade mais divertida. Dependendo da região, pode ser que um doodle seja publicado com exclusividade por ter um vínculo específico com o assunto.

Fonte Noticias BR

0 comentários: